Arcanos Maiores

Arcanos Maiores
Tarot de Marselha

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Agitação continua nas placas tectônicas da Terra e no Sol

A violenta explosão solar ocorrida nas primeiras horas de terça-feira arremessou ao espaço uma das maiores cargas de massa coronal já registrada. Apesar de não representar qualquer perigo, esperam-se distúrbios de radiopropagação nas faixas de baixa frequência e desvios significativos em bússolas localizadas principalmente no hemisfério norte.

As placas tectônicas da Terra estão agitadas nos últimos dias, ocorrendo também diversos fenômenos eletromagnéticos no planeta. Sismógrafos instalados em diversos países acusam movimentos simultâneos, como se a Terra estivesse crepitando (balançando lentamente), além de intensa atividade vulcânica, tempestades e furacões. O Sol também tem se mostrado agitado e em toda a semana os radares apontavam a possibilidade de tempestades eletromagnéticas, sendo que a mais forte ocorreu  na segunda-feira (30/05), quando o índice KP que mede a atividade solar  atingiu o grau 6.



Animação registrada pelo observatório solar SOHO mostra a gigantesca explosão solar ocorrida às 06h17 UTC do dia 7 de junho de 2011. Os pontos que parecem brilhar de forma aleatória são partículas altamente carregadas - prótons e elétrons - que atingiram o CCD do instrumento de observação a bordo do satélite. O ponto que se desloca da esquerda para direita é planeta Mercúrio, que no momento cruza o campo de observação do telescópio. Crédito: Nasa/ESA/SOHO/Apolo11.com

Na quarta-feira (01/06) o site Painel Global (www.painelglobal.clom.br) ponderou sobre a possibilidade de nova tempestade solar, porém em nível abaixo de 5, mais leve, prevendo possíveis novos eventos solares na sexta-feira (03/06).

Quando o índice KP está abaixo de 5, as condições da ionosfera estão quietas. Acima desse número já ocorrem tempestades geomagnéticas, sendo que números acima de 6 já são considerados preocupantes e diversas empresas e instituições são alertadas sobre a possibilidade de interferências e danos em equipamentos.

A poderosa explosão ocorreu às 03h17 de terça-feira e teve como origem a mancha solar 1226, localizada na borda do disco solar. Devido a essa posição limítrofe, a maior parte das partículas carregadas foi ejetada em direção ao espaço, mas uma pequena parcela deverá atingir a Terra nas próximas 48 horas. Segundo modelos de previsão de clima espacial, a explosão acelerou as partículas a 1100 km/s e é nesta velocidade que se chocarão contra a magnetosfera da Terra. A primeira consequência é a possibilidade de auroras boreais nas latitudes mais elevadas, provocadas pela ionização dos átomos de nitrogênio e oxigênio na atmosfera superior. Excitado, o nitrogênio emite fótons no comprimento de luz verde enquanto o oxigênio emite luz no espectro do vermelho.

Com relação às telecomunicações, as principais interferências ocorrem nos comprimentos de onda de frequências muito baixas - VLF - onde operam equipamentos de navegação e orientação de barcos e aeronaves. No entanto, devido à redundância de instrumentos utilizados para orientação e o uso de sistemas inerciais de orientação, esse seguimento é pouco afetado por tempestades solares. Embarcações que utilizam exclusivamente GPS para orientação poderão também perceber pequenos erros de posicionamento.
 
O que chama a atenção dos observadores é que quando ocorre muita agitação solar, em seguida registram-se fenômenos climáticos na Terra, como a agitação das placas tectônicas, tempestades de chuva e vento, auroras boreais ampliadas, entre outros.
                                                          
Conforme dados do Painel Global, nesta sexta-feira (03/06) estão sendo registrados 38 abalos sísmicos em diferentes regiões do planeta, sendo que o mais recente ocorreu novamente na Ilha de Honshu, no Japão, registrando índice de 6,3 na Escala Richter seguindo-se outro mais leve, de 4,9. Não passa um dia sem ocorrer novos tremores nesta região  e em outras do Japão. Do total de terremotos em andamento, 31 deles foram considerados de escala leve e  seis moderados.

Uma cadeia de sismos de magnitude entre 5,6 e 6,3 graus infligiu grandes danos materiais na segunda-feira na cidade neozelandesa de Christchurch, onde uma pessoa morreu e pelo menos 100 edifícios terão de ser demolidos. A televisão estatal confirmou nesta terça que um idoso morreu depois de sofrer uma queda após uma das réplicas de segunda-feira. Mais de 30 réplicas sacudiram entre a segunda-feira (13/06) e esta terça a cidade neozelandesa de Christchurch, que ontem foi atingida por dois fortes sismos que deixaram quase 50 feridos e danos materiais.


Milhares de passageiros enfrentavam nesta terça-feira (14/06) na Austrália, pelo terceiro dia seguido, atrasos nos voos em consequência da nuvem de cinzas procedente do vulcão chileno Puyehue. Os principais aeroportos da Argentina seguiram inoperantes na segunda-feira por conta da presença de uma nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão no Chile, que vem atrapalhando o transporte aéreo no Cone Sul há nove dias


Um terremoto de 6,6 graus de magnitude atingiu nesta quarta-feira (15/06) as águas do nordeste de Papua Nova Guiné, mas não há informações sobre vítimas, danos materiais e nem alerta de tsunami. O terremoto aconteceu às 21h03 (horário de Brasília) a 175 quilômetros ao leste da cidade de Kandrian e a 21 quilômetros de profundidade, informou o Serviço Geológico dos Estados


Um sismo de magnitude 5,2 foi registrado este sábado no litoral do Estado mexicano de Guerrero (sul), onde se situa o turístico porto de Acapulco. Até agora não foram detectados danos ou feridos, informou o Serviço Sismológico Nacional. O tremor ocorreu às 17h54 locais (19h54 de Brasília), com epicentro na costa de Guerrero, explicou o organismo em sua página eletrônica. O sismo foi sentido em Acapulco e também nos edifícios altos da capital mexicana, 390 km ao norte.


Um forte terremoto abalou a região produtora de cobre no norte do Chile nesta segunda-feira (20/06), mas não houve registro imediato de feridos ou danos à infraestrutura ou às minas, disseram autoridades O Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que um terremoto de magnitude 6,3 atingiu 88 quilômetros a nordeste da cidade de Calama, a uma profundidade de 111 quilômetros.


No Japão após o registro de um terremoto de 6,8 graus, ocorrido na manhã de quinta-feira (23/06) (início da noite de quarta-feira em Brasilia) foi cancelado o alerta de tsunami. O epicentro do tremor foi registrado 20 km abaixo do leito marinho, no litoral de Iwate, e cerca de 500 km a nordeste de Tóquio, informou a Agência Meteorológica do Japão.

Um terremoto de 5,4 graus de magnitude na escala Richter sacudiu nesta quinta-feira (23/06) a província oriental turca de Elazig, onde alguns edifícios sofreram danos, segundo as primeiras notícias. A agência semioficial Anadolu disse que o terremoto teve seu epicentro no pequeno povoado de Icme, cerca de 760 km ao leste de Ancara e a uma profundidade de seis quilômetros. O sismo foi sentido nas províncias orientais de Tunceli, Malatya, Diyarbakir e Bingol.

Um terremoto de 7,2 graus de magnitude na escala Ritcher atingiu na madrugada desta sexta-feira (24/06) uma zona do arquipélago de Fox, na zona das ilhas Aleutianas, no Alasca, informou o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). Os sismógrafos do USGS estabeleceram que o movimento sísmico teve profundidade de 6,6 km e aconteceu às 0h09 (horário de Brasília). O epicentro foi localizado 64 km ao sudoeste da ilha de Amukta, no Alasca. Após o sismo, foi decretado um alerta de tsunami que foi posteriormente cancelado.


Um terremoto de 6,3 graus de magnitude na escala Richter sacudiu nesta sexta-feira as ilhas Santa Cruz, no arquipélago das Ilhas Salomão, sem que as autoridades tenham informado sobre vítimas ou danos materiais. O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que vigia a atividade sísmica mundial, indicou que o epicentro do terremoto foi localizado a 62 km de profundidade, 441 km ao leste da localidade de Kira Kira e 676 ao leste de Honiara, a capital das Ilhas Salomão.

Um tremor de magnitude 3,8 graus na escala Richter atingiu nesta sexta-feira (24/06) o Haiti - país já traumatizado pelo devastador terremoto de janeiro de 2010 - e deixou pelo menos seis feridos, além de causar cenas de pânico entre a população, informaram testemunhas. O diretor do Instituto Sismológico da Universidade Autônoma de Santo Domingo (UASD), Eugenio Polanco, disse que o tremor foi registrado "muito perto de Porto Príncipe", embora "um pouco ao sudoeste" da capital haitiana, e a cerca de 25 quilômetros de profundidade.

Um terremoto de magnitude 6,4 sacudiu na manhã deste domingo (26/06) às 09h16 (horário local e de Brasília) a região costeira da Papuásia indonésia, anunciou o Observatório Americano Geológico, mas sem indicar se houve estragos nem se existe risco de tsunami. O tremor foi registrado a uma profundidade de 36 quilômetros, a 161 quilômetros de Enarotali, segundo o Observatório.

Forte terremoto de 7,8 graus ocorreu quinta-feira (06/07) no oceano Pacifico e gerou um alerta de tsunami para a Nova Zelândia, as ilhas Kermadec e Tonga, indicou o centro de alertas do Pacífico. O terremoto ocorreu às 7h03 locais de quinta-feira (16h03 pelo horário de Brasília, de quarta-feira) a uma profundidade de 49 km, e a 211 km a leste da ilha Raoul, uma das ilhas  neozelandesas de Kermadec, informou o Centro de vigilância geológico dos Estados Unidos.


Um terremoto de magnitude 5,6 graus na escala Richter atingiu nesta quinta-feira a ilha de Honshu, na província japonesa de Fukushima, informa o Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). O tremor, ocorrido às 16h35 (de Brasília), teve epicentro a uma profundidade de 45 quilômetros e foi registrado 87 km ao sudeste da cidade de Fukushima (capital da província homônima), onde em março passado um tremor de magnitude 9 graus provocou dezenas de milhares de mortos.


Como registro de fenômenos estranhos ocorrendo no planeta, uma câmera registrou imagens impressionantes nos Estados Unidos de um tornado passando pelo rio Connecticut, no Estado de Massachusetts  na quinta-feira (02/06)

Os tornados na pequena cidade de Springfield destruíram telhados e casas. Milhares de residências ficaram sem eletricidade. Até agora os tornados no nordeste dos Estados Unidos já passaram por 24 cidades, deixando pelo menos quatro mortos e dezenas de feridos.

Fenômenos deste tipo são raros nesta parte dos Estados Unidos. As autoridades declararam estado de emergência, e a Guarda Nacional foi chamada para ajudar as vítimas. Neste ano, o sul dos Estados Unidos e o Estado de Missouri foram atingidos por diversos tornados, que deixaram centenas de mortos.

Tromba d'água na costa da Austrália -

Na segunda-feira (30/05) uma equipe de televisão da Austrália flagrou o momento em que uma tromba d'água - fenômeno semelhente a um tornado, que se forma sobre mares ou rios - atingiu a praia de Avoca Beach, que fica ao norte de Sidney. Segundo o jornal Daily Mail, o fenômeno natural se repetiu mais três vezes no mesmo dia e surpreendeu os habitantes, que jamais tinham testemunhado algo semelhante

"Vivo aqui desde que tenho cinco anos, e isto nunca havia acontecido. Foi surpreendente, espetacular. Nós não estamos muito acostumados a ver um, e muito menos quatro", contou o morador Tracey Boxsel a um canal de televisão.

Trombas d'agua são semelhantes a tornados, mas possuem menos velocidade. Elas acontece, quando um forte vento frio se encontra com a água quente do mar. É mais frequente nas regiões tropicais, mas podem também ser encontradas em outras localidades.

Em janeiro, durante as chuvas na Região Serrana do Rio, uma tromba d'água atingiu o município de Nova Friburgo e deixou carros e caminhões destruídos. (Fonte:  Projeto Portal, Jornal do Brasil, BBC e UOL).



No limite do Sistema Solar, sondas acham bolhas magnéticas

Os confins do Sistema Solar têm uma zona de turbulência repleta de bolhas magnéticas, indicam observações realizadas pelas sondas americanas Voyager. Os pesquisadores utilizaram um novo modelo computacional para analisar os dados transmitidos pelas sondas e determinaram que o campo magnético solar mede aproximadamente 160 milhões de km de diâmetro. ( matéria veiculada no Terra - 09/06/2011 )


O Universo é como uma imensa teia onde galáxias, estrelas e planetas estão diretamente interligados pelo tecido do espaço-tempo. Desde sua origem a energia quântica, sem limites ou lacunas, determina as tendências de existência da matéria como a conhecemos, seus atributos, como uma matriz de informação contínua, auto determinante de função quadridimensional, para um fim que absolutamente desconhecemos, mas que parece favorecer a criação de sistemas bióticos em quadrantes determinados, como é o caso do planeta onde vivemos. Os eventos cósmicos devem ser portanto determinados na medida do possível. É o que a humanidade tem tentado fazer desde os primórdios dos tempos, prever os eventos cósmicos e estabelecer uma correlação na sua efêmera existência no planeta.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário